O feriadão prolongado de Páscoa e Tiradentes, que começa nesta sexta-feira (18), deve ser de tempo instável em grande parte do país. Uma frente fria que começa a se formar no Sul do Brasil avança ao longo dos próximos dias em direção ao Sudeste e ao litoral da Bahia, aumentando as chances de chuva em diversas regiões.
De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, ainda há muita umidade no ar e as temperaturas continuam elevadas para esta época do ano, o que mantém o cenário favorável para precipitações.
Te podría interesar
Além da chuva, o sistema deve trazer uma massa de ar frio de origem polar, provocando queda de temperatura — especialmente no Sul, onde há previsão de geada entre o domingo (20) e a segunda-feira (21).
Veja como fica o tempo em cada região:
Te podría interesar
Sul
A região terá chuva logo no início do feriadão, com avanço da frente fria no sábado (19) sobre Santa Catarina e Paraná. O Rio Grande do Sul deve ter sol em boa parte do estado, exceto na serra e no noroeste, onde há previsão de nuvens e precipitações.
No domingo (20), o ar frio avança com força, e os termômetros podem registrar temperaturas abaixo de 10°C. Há risco de geada na serra gaúcha. Na segunda (21), o tempo firma, com sol, manhãs frias e tardes amenas.
Sudeste
O tempo começa instável na sexta-feira, com possibilidade de chuva em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. No sábado, a frente fria avança e pode provocar pancadas fortes nos quatro estados da região.
No domingo, o sistema se desloca para o norte de Minas e Espírito Santo, enquanto o sol volta a aparecer no interior paulista e sul de Minas. O litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro seguem com tempo chuvoso.
Na segunda, o litoral ainda concentra instabilidade, com pancadas moderadas até áreas próximas à divisa de Minas com a Bahia.
Centro-Oeste
A região terá períodos de sol alternados com pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite. Mato Grosso do Sul terá risco de temporais nesta sexta e sábado, com temperaturas mais amenas.
A massa de ar frio chega no domingo e refresca o tempo, especialmente em Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e Goiás. Na segunda, o sol predomina no MS, enquanto os demais estados ainda podem registrar chuvas isoladas.
Norte
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a região sob risco de chuva ao longo de todo o feriado. Acre, sul do Amazonas, centro-sul do Pará e Tocantins terão períodos de sol na sexta e no sábado, mas a chuva retorna no domingo e segunda.
Nordeste
O feriadão será chuvoso em boa parte do litoral, com destaque para a Bahia. A partir de sábado, pancadas frequentes atingem Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, leste da Paraíba e de Pernambuco.
Por outro lado, o tempo deve se manter firme no sertão de Pernambuco, sul do Piauí, norte da Bahia, Sergipe e Alagoas. Na segunda, a frente fria avança pelo litoral baiano, com risco de chuvas moderadas a fortes.