sábado, 24 out 2020
Publicidade

45 graus: Empresa de meteorologia faz alerta sobre “onda extraordinária” de calor no Brasil esta semana

A cidade de São Paulo pode ter o dia mais quente de sua história; Centro-Oeste pode registrar temperaturas entre 40ºC e 45ºC; "Risco de fogo será crítico", diz MetSul

Internautas estão repercutindo nas redes sociais, assustados, um alerta emitido pela empresa de meteorologia MetSul, neste domingo (27), que aponta uma “onda extraordinária” de calor no Brasil esta semana.

Segundo a empresa, a onda de calor derrubará recordes históricos de temperatura e há risco de intensificação nas queimadas que atingem florestas e matas no Brasil.

“Há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões. O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália”, diz a empresa.

Segundo a previsão, a situação se dará devido a “uma gigante bolha de ar quente, uma cúpula de calor ou ‘heat dome’ em Inglês, em que uma área de alta pressão em altitude gera movimentos de subsidência (descendente) na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco”.

“A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação e cria-se um mecanismo de feedback em que o tempo seco agrava o calor e o calor agrava o tempo seco, gerando ainda maior evapotranspiração”, diz o informe.

As maiores temperaturas devem ser registradas na região Centro-Oeste, com máximas acima de 40ºC, e o calor deve ser ainda mais intenso a partir de quarta-feira (30). O interior do estado de São Paulo, por sua vez, pode chegar a picos de 41ºC a 44ºC.

“A cidade de São Paulo enfrentará calor como poucas vezes ou talvez nunca testemunhou. As máximas previstas pela MetSul para a semana, com base na referência da estação do Mirante de Santana, são de 32ºC a 33ºC nesta segunda-feira, ao redor de 26ºC a 27ºC na terça, 35ºC a 36ºC na quarta, 37ºC a 38ºC na quinta, 38ºC a 39ºC na sexta e caindo para 24ºC ou 25ºC no sábado com chuva e risco de temporais. É crucial enfatizar que São Paulo é a maior cidade da América Latina e uma enorme ilha de calor urbano, logo em alguns bairros a temperatura deve ser ainda mais alta e não se afasta que as máximas possam bater ou superar a casa dos 40ºC, o que é por demais incomum”, diz a empresa.

Confira a previsão detalhada em todo o país aqui.

Ivan Longo
Ivan Longo
Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.