Acusada de fraudar cotas em concurso, influenciadora se defende em vídeo: "Sou negra e nunca me escondi"

Glaucielle da Silva Dias detalhou seu histórico familiar, exibiu fotos e reforçou que 5 examinadores teriam confirmado presencialmente sua ascendência negra na banca a que foi submetida para entrar na PF; assista

Reprodução
Escrito en BRASIL el

Após a divulgação de uma nota de seu advogado, a influenciadora digital Glaucielle da Silva Dias publicou um vídeo nesta quinta-feira (17), em seu perfil no Instagram, em que afirma ser negra e se defende das acusações de ter fraudado o sistema de cotas raciais em um concurso público para agente da Polícia Federal.

"Eu nunca me escondi de ninguém, nunca escondi o fato de eu ter passado com cotas. Eu montei grupo de cotistas no Whatsapp, nunca me escondi de nada e nem vou me esconder, porque sei que nunca fiz nada de errado", afirma.

No vídeo, Glaucielle exibe fotos de seus familiares negros e reafirma que uma banca examinadora confirmou presencialmente sua ascendência negra, dizendo que a foto que passou a ser atacada nas redes foi tirada pelos próprios examinadores, e não por ela.

"Estou sendo julgada por pessoas que não conhecem minha história. Pegam foto de um dia, depois de outra que eu to com filtro, que pareço uma bonequinha e que não sou. Minha mãe é negra, minha vó é negra, toda minha família é negra. Sou a primeira da minha família a ter ensino superior. Estudei a vida toda em escola pública", declara, adicionando ainda que já passou por vários tipos de preconceito e que, devido a sua não aceitação da aparência física, fez uma cirurgia no nariz e adquiriu o hábito de alisar os cabelos.

"Julgar pessoas sem saber da história é de uma irresponsabilidade sem tamanho. Ninguém merece isso", diz a influenciadora.

"Se há dúvidas de alguém, estou aqui disponível. Façam exames. Agora, me acusar? Eu não fiz nada de errado, eu fui do jeito que eu sou. Quando vocês ofendem aquela imagem vocês me ofendem. Vocês estão me ofendendo por causa daquela aparência? É por isso que eu aliso meu cabelo.. Não é crime alisar o cabelo. O que é crime é ofender uma pessoa sem conhecer a história", pontua.

"Eu sou negra, sim. Negro não é só o retinto. Se você sofreu preconceito em algum momento da sua vida, você é, sim. Ninguém viveu o que você viveu, só você sabe", finaliza.

Entenda

A influenciadora digital Glaucielle da Silva Dias está sendo acusada nas redes sociais de ter fraudado as cotas raciais de um concurso público para agente da Polícia Federal, realizado em 2018. Fotos da influenciadora na banca examinadora do concurso foram divulgadas nas redes. Internautas acusam a influenciadora de estar com uma aparência totalmente diferente, na foto da banca, em relação às imagens pessoais que compartilha no Instagram.

Após a denúncia vir à tona, Glaucielle pediu exoneração da Polícia Federal, conforme consta em portaria do Ministério da Justiça publicada no dia 10 de setembro. Ela se manifestou sobre o caso nesta quarta-feira (16) ao compartilhar uma nota do seu advogado, Rinaldo Mouzalas, sobre as acusações.

O texto da defesa diz que as fotos que viralizaram nas redes de fato foram tiradas pela banca examinadora do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE), responsável pelo concurso em questão. Ele confirma ainda que sua cliente se declarou como negra no concurso e citou o “difícil histórico familiar” da candidata, o qual, de acordo com ele, teria “sensibilizado” os examinadores.

O advogado usa o argumento de que Glaucielle é filha de empregada doméstica, estudou em escola pública e precisou trabalhar para pagar sua faculdade particular. Outro argumento citado na nota é que a cliente não teve acesso a lazer ou a “cuidados de beleza” durante um ano e sete meses, período em que se dedicou ao concurso. Ele diz ainda que as imagens das redes sociais de Glaucielle possuem “filtros” que estariam mascarando sua real aparência.

Assista ao vídeo em que Glaucielle se defende das acusações de fraude.

https://www.instagram.com/p/CFPq1Eqj8R4/