Advogada cadeirante é expulsa da Casacor após reclamar da falta de acessibilidade

Nathalia Blagevitch disse ter sido ofendida por uma funcionária da mostra, que a chamou de "mentirosa". Em nota, Casacor informou que "repudia qualquer ato de discriminação ou desrespeito"

Foto: Reprodução/Facebook/Nathalia Blagevitch
Escrito en BRASIL el

A advogada Nathalia Blagevitch, de 30 anos, foi expulsa da mostra de arquitetura e decoração da Casacor em São Paulo após reclamar da falta de acessibilidade do local.

Segundo relato feito ao G1, ela comprou o ingresso junto de uma acompanhante - R$ 50 cada - e, ao chegar na mostra, o elevador principal não estava funcionando por um problema de energia. Nathalia é uma pessoa com deficiência e estava usando uma cadeira de rodas motorizada.

A organização da mostra, localizada em um anexo do Allianz Parque, na Zona Oeste de São Paulo, informou que ela poderia usar o elevador de carga para acessar o segundo andar - a exposição tem sete. Ela chegou a perguntar se alguém poderia carregá-la e a opção foi negada. Como não conseguiu ver nem metade da mostra, Nathalia pediu o dinheiro de volta, o que também não foi autorizado.

Ela disse que, ao sair do elevador de carga, viu uma mulher com um carrinho de bebê e uma idosa com uma bengala e informou a elas que seria melhor voltarem outro dia porque o local estava sem acessibilidade. Nesse momento, uma funcionária teria dito: "Cala a boca, sua mentirosa, você não sabe o que está falando".

Nathalia afirmou, então, que chamaria a polícia, e nesse momento foi expulsa do local. Quando os agentes chegaram, mais uma frustração. Informaram que não "poderiam fazer nada" e a orientaram a realizar um Boletim de Ocorrência pela internet.

A advogada disse que irá à Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, no Centro da capital, para reforçar a denúncia nesta segunda-feira (24).

Em nota, Casacor diz que repudia "qualquer ato de discriminação"

A equipe da Casacor declarou, por meio de nota, que "repudia qualquer ato de discriminação e desrespeito e que está em contato com a Nathalia para esclarecer e corrigir esse lamentável episódio".

Além disso, informou que os visitantes prejudicados pela impossibilidade de uso do elevador poderão reagendar a visita ou ter o valor do ingresso ressarcido.

"Ressaltamos que a CASACOR São Paulo é uma mostra 100% acessível desde 2016, estando totalmente preparada para receptivo, não apenas de pessoas com deficiência, mas de idosos e famílias com crianças pequenas, para que possam acessar todos os ambientes da mostra", informou.