Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
31 de janeiro de 2018, 20h06

Além de Chico Buarque, Caetano, Marisa Monte e outros artistas denunciam ACM neto nas redes

Uma campanha online acusa o prefeito de Salvador de não pagar direitos autorais aos artistas em grandes eventos como Réveillon e Carnaval

Por Redação

Além de Chico Buarque, outros artistas abraçaram a campanha contra o prefeito de Salvador, ACM Neto, acusado de não pagar direitos autorais aos músicos em grandes eventos como Réveillon e Carnaval.

Marisa Monte, Caetano Veloso, Djavan e Nando Reis, depois de Chico, compartilharam um texto que detalha os débitos da prefeitura com Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que é responsável pela a arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores. O órgão também apoia a iniciativa dos artistas.

Reprodução/Instagram

“Salvador foi eleita a ‘cidade da música’ pela Unesco e é a capital brasileira que mais promove festas e eventos ao longo do ano. Porém, a prefeitura da cidade é desrespeitosa e prejudicial com os autores, pois os direitos autorais de eventos públicos, como o Carnaval e o Réveillon, não são pagos devidamente”, diz um trecho da mensagem, que informa ainda ao internauta que, há dois anos, a dívida da prefeitura com o Ecad era de R$30 milhões e, em 2014, foi proposto um acordo para a prefeitura pagar R$8 milhões, mas a proposta foi recusada por ACM Neto.

Em nota à imprensa, o prefeito de Salvador disse que tem “respeito à manifestação” mas se justificou sob o argumento do “conflito de informações”. Segundo ele, há uma “divergência antiga” entre a prefeitura e o Ecad que antecederia a sua gestão.

“Existem muitas dúvidas sobre como foi feita a cobrança, se o montante cobrado é devido, a natureza jurídica que dá ensejo ou não ao direito cobrado. A Procuradoria (Geral do Município) e a Saltur (Empresa Salvador Turismo) tratam desse assunto há algum tempo. O município só pode agir e proceder depois que não houver dúvidas judiciais quanto à cobrança”, pontuou ACM Neto.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum