Aniversário de Lula mobiliza atos pelo mundo e homenagens nas redes sociais

Ao menos 12 países participam das comemorações, virtuais e nas ruas, pelo aniversário de 75 anos do ex-presidente

O ex-presidente Lula completa 75 anos nesta terça-feira (27) e, para celebrar a data, militantes da esquerda e membros do PT organizaram diversas atividades no Brasil e no mundo. Debates, festa, música e arte acontecem desde sábado (24), tanto de forma virtual como nas ruas, como forma de homenagear a vida e trajetória do ex-presidente.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Coletivo BRADO-NY entrevista o escritor Fernando Morais, autor do livro sobre a trajetória de Lula, e promove intervenção urbana com obras do fotógrafo do ex-presidente, Ricardo Stuckert. Já na Espanha, o Comitê Lula Libre Madrid fará um debate sobre “lawfare” com Gerardo Pisarello, jurista e vice-prefeito de Barcelona entre 2015 e 2019.

No Brasil, diversos estados terão atividades para marcar o aniversário do ex-presidente. Em Alagoas, a militância Lula Livre se reúne em ato simbólico em frente ao antigo banco Produban, com bolo, faixas e um boneco do Lula em tamanho real. No Distrito Federal, militantes realizam o ato “#AnulaSTF” em frente ao Supremo Tribunal Federal, exigindo o “vota logo HC”.

Em São Paulo, atividades do “Lula Day” acontecem tanto na capital quanto interior. Haverá uma live “Sarau Lula Livre” às 16h, organizada pelo Comitê Jabaquara, e projeções dos grupos CCD-LL e Coletivo CorAção no final do dia na capital paulista.

No Espírito Santo, uma serenata será realizada na sacada do hotel na Praça Vermelha, no centro de Vitória, além de oficinas entre 12h e 15h, telão com fotos de Lula e música. Atos também estão previstos em Goiânia, Porto Alegre, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Nas redes sociais, internautas também estão sendo convidados a enviar vídeos de felicitações com as tags #ParabensLula e #Lula75Anos. No final do dia, um programa especial “Aniversário de Lula” será realizado nas redes do Comitê Lula Livre, do Instituto Lula, do PT e outros parceiros. Confira a programação completa aqui.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.