Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
17 de fevereiro de 2020, 18h51

Aos 95 anos, morre Raphael Martinelli, um dos fundadores do PT

O paulistano foi um importante líder sindical e fez parte do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT).

Raphael Martinelli - Foto: Reprodução

Um dos fundadores do PT, o paulistano Raphael Martinelli, morreu neste domingo (16), aos 95 anos. Integrante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos anos 40, Martinelli foi um importante líder sindical e fez parte do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT).

Participou da fundação da Ação Libertadora Nacional (ANL), juntamente com Carlos Marighella e Joaquim Câmara Ferreira.

Martinelli chegou a ser preso duas vezes: em 1955, como líder sindical dos ferroviários, e em 1970, durante a ditadura militar, quando foi torturado.

Nos anos 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Nos anos seguintes, passou a atuar pela preservação da memória sobre os fatos ocorridos durante a ditadura.

Foi um dos idealizadores da Lei da Anistia para trabalhadores e operários, e um dos responsáveis pela implantação do Memorial da Resistência, além de ser ativo colaborador da Comissão Nacional da Verdade,


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum