Apenas 5% dos brasileiros acreditam que a polícia não é racista, diz pesquisa

Metade das pessoas que vivem nas periferias diz sentir medo de policiais, sendo que 4 em cada 10 já sofreu algum tipo de violência dos agentes

Foto: Kevin Eduardo/Divulgação
Escrito en BRASIL el

Pesquisa do Datafavela, parceria da Central Única das Favelas (Cufa) com o Instituto Locomotiva, aponta que apenas 5% dos brasileiros acreditam que a polícia não é racista. Entre negros, 56% afirmam que já sentiram medo ao interagir com policiais.

O estudo ouviu 1.826 pessoas entre 29 e 30 de junho, sendo 95% dos entrevistados afirmam ter conhecimento do caso de George Floyd, homem negro assassinado por um policial branco nos Estados Unidos. O caso gerou uma série de protestos pelo mundo.

Ainda de acordo com o levantamento, metade das pessoas que vivem nas periferias dizem sentir medo de policiais. O medo, no entanto, é resultado de um cotidiano de violências: 4 em cada 10 brasileiros periféricos que participaram da pesquisa já foram vítimas de violência policial.

As mortes causadas por policiais em São Paulo tiveram a quarta alta este ano e chegaram a 442 casos, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo. As ocorrências de letalidade policial já superaram os registros de homicídios dolosos da capital paulista em 2020.