Apenas 5% dos brasileiros acreditam que a polícia não é racista, diz pesquisa

Metade das pessoas que vivem nas periferias diz sentir medo de policiais, sendo que 4 em cada 10 já sofreu algum tipo de violência dos agentes

Pesquisa do Datafavela, parceria da Central Única das Favelas (Cufa) com o Instituto Locomotiva, aponta que apenas 5% dos brasileiros acreditam que a polícia não é racista. Entre negros, 56% afirmam que já sentiram medo ao interagir com policiais.

O estudo ouviu 1.826 pessoas entre 29 e 30 de junho, sendo 95% dos entrevistados afirmam ter conhecimento do caso de George Floyd, homem negro assassinado por um policial branco nos Estados Unidos. O caso gerou uma série de protestos pelo mundo.

Ainda de acordo com o levantamento, metade das pessoas que vivem nas periferias dizem sentir medo de policiais. O medo, no entanto, é resultado de um cotidiano de violências: 4 em cada 10 brasileiros periféricos que participaram da pesquisa já foram vítimas de violência policial.

As mortes causadas por policiais em São Paulo tiveram a quarta alta este ano e chegaram a 442 casos, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo. As ocorrências de letalidade policial já superaram os registros de homicídios dolosos da capital paulista em 2020.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR