O que o brasileiro pensa?
08 de julho de 2020, 14h08

Apenas 5% dos brasileiros acreditam que a polícia não é racista, diz pesquisa

Metade das pessoas que vivem nas periferias diz sentir medo de policiais, sendo que 4 em cada 10 já sofreu algum tipo de violência dos agentes

Foto: Kevin Eduardo/Divulgação

Pesquisa do Datafavela, parceria da Central Única das Favelas (Cufa) com o Instituto Locomotiva, aponta que apenas 5% dos brasileiros acreditam que a polícia não é racista. Entre negros, 56% afirmam que já sentiram medo ao interagir com policiais.

O estudo ouviu 1.826 pessoas entre 29 e 30 de junho, sendo 95% dos entrevistados afirmam ter conhecimento do caso de George Floyd, homem negro assassinado por um policial branco nos Estados Unidos. O caso gerou uma série de protestos pelo mundo.

Ainda de acordo com o levantamento, metade das pessoas que vivem nas periferias dizem sentir medo de policiais. O medo, no entanto, é resultado de um cotidiano de violências: 4 em cada 10 brasileiros periféricos que participaram da pesquisa já foram vítimas de violência policial.

As mortes causadas por policiais em São Paulo tiveram a quarta alta este ano e chegaram a 442 casos, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo. As ocorrências de letalidade policial já superaram os registros de homicídios dolosos da capital paulista em 2020.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum