Após agressão e insultos racistas de policial, jovem fala em cortar black power

Agente chamou o adolescente de "ladrão" e "vagabundo" por estilo de cabelo. Vítima diz ter medo de sair de casa e se sente ameaçado

Jovem agredido por PM (Reprodução/Correio 24 horas)
Escrito en BRASIL el
O jovem de 16 anos que foi agredido e insultado em uma abordagem policial em Salvador, no último domingo (2), hoje diz ter medo de sair de casa por se sentir ameaçado. Por conta violência racista que sofreu, o adolescente teme represálias e pensa em abandonar o cabelo estilo black power.

"Não me sinto mais à vontade para usar [o black power]", disse o jovem ao Correio 24 horas. "Me sinto ameaçado, se ele [o PM] vai querer me pegar por causa do vídeo, fazer maldade comigo". O adolescente usa o cabelo black power há pelo menos um ano e foi a primeira vez que foi discriminado.

A agressão aconteceu no mesmo dia em que se celebra a Festa de Iemanjá, tradicional evento de Salvador. O jovem levava uma amiga no ponto de ônibus quando foi abordado pelo policial. "Você pra mim é um ladrão. Você é vagabundo! Essa desgraça desse cabelo. Tire aí [o chapéu], vá! Essa desgraça aqui. Você é o quê? Você é trabalhador é, viado?", disse o PM ao jovem. A ação foi gravada de dentro de um imóvel, em Paripe, sem que os policiais envolvidos na abordagem percebessem.

Temas