Após censura, Duvivier relembra Cristo proibido do Carnaval de Joãosinho Trinta

"Mesmo proibido olhai por nós", publicou o comediante

Um dia após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, derrubar a censura contra o “Especial de Natal do Porta dos Fundos”, o humorista Gregório Duvivier publicou nesta sexta-feira (10) uma foto do desfile da Beija-Flor de 1989, quando a escola de samba foi proibida de entrar na Sapucaí com um Cristo Redentor mendigo.

Com a legenda “mesmo proibido olhai por nós. 1989”, o comediante compartilhou um dos momentos mais marcantes dos desfiles do Sambódromo do Rio de Janeiro. A escolha do carnavalesco Joãosinho Trinta para driblar a censura foi reverenciada por muitos anos e, mesmo sem ter levado o título daquele carnaval, o desfile “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia” é lembrado até os dias de hoje.

Na quinta-feira, o ministro Dias Toffoli aceitou recurso da Netflix e derrubou liminar de juiz que determinava que a Neflix deveria tirar do ar o especial de natal do Porta dos Fundos e não poderia veicular qualquer propaganda ou referência a ele.

“Foram duas as premissas consideradas igualmente relevantes para fins de se observar os preceitos, quais sejam: i) a ‘voluntariedade’ da exposição ao conteúdo e ii) a vedação de que ‘o Poder Público crie de modo artificial seu próprio ensino religioso’ ou que favoreça ou hierarquize ‘interpretações bíblicas ou religiosas de um ou mais grupos em detrimento dos demais’”, diz a decisão de Toffoli.

https://www.instagram.com/p/B7J2Ek-JO2d/

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR