Fórum Educação
30 de outubro de 2018, 16h42

Após publicar vídeo racista, fã de Bolsonaro é suspenso de faculdade e perde estágio

Em publicação, Pedro Baleotti disse que estava armado e que “negraiada” ia morrer

Foto: Reprodução

Depois de o estudante de direito de Londrina identificado como Pedro Baleotti gravar um vídeo, neste domingo (28), dizendo que estava indo votar armado e “negraiada” ia morrer, ele foi suspenso da Universidade Presbiteriana Mackenzie e perdeu seu estágio na empresa DDSA Advogados.

De acordo com nota assinada pelo reitor Benedito G. Aguiar Neto, a universidade tomou conhecimento dos vídeos que foram feitos pelo estudante fora do ambiente da universidade, onde ele faz “discurso incitando a violência, com ameaças, e manifestação racista”. Segundo o Mackenzie, “tais opiniões e atitudes são veementemente repudiadas” pela instituição.

De acordo com a nota, foi instaurado um processo disciplinar pra investigar a atitude do jovem e foi aplicada, preventivamente, a suspensão dele. A faculdade também iniciou uma sindicância para apuração e aplicação das sanções cabíveis, conforme dispõe o Código de Decoro Acadêmico da Universidade.

No vídeo, o jovem disse que pretendia matar quem encontrasse com camisa vermelha e afirmou: “Indo votar armado com faca, pistola, o diabo, louco pra ver um vadio, vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo. Essa negraiada vai morrer! Vai morrer! Capitão, levanta-te, o povo brasileiro precisa de você”.

O escritório de advocacia em que ele trabalhava também se posicionou contra a ação do jovem e publicou, em sua página oficial do Facebook, uma nota de repúdio sobre o ocorrido: “O DDSA tomou conhecimento de vídeo que circula nas redes sociais com declaração efetuadas por acadêmico de direito que fazia estágio no escritório e imediatamente o desligou de seus quadros”. De acordo com a nota, “o escritório repudia veementemente qualquer manifestação que viole direitos e garantias estabelecidos pela Constituição Federal”.

Veja o vídeo:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum