O que o brasileiro pensa?
01 de agosto de 2020, 06h33

Após sufocar homem negro, PM de SP proíbe uso de “mata leão” em abordagens

Vídeo que circulou nas redes sociais mostrou dois agentes aplicando a chamada "chave cervical" contra o jovem, que chegou a ficar sem ar

PM enforca rapaz em João Ramalho, no interior de São Paulo - Reprodução

A Polícia Militar de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (31) que está “modernizando” seus protocolos de atuação e vai proibir o procedimento de imobilização chamado “chave cervical”, também conhecido como “mata leão”, nas abordagens policiais.

“Atualmente, a instituição realiza estudos para avaliar as técnicas de contenção durante as detenções de suspeitos, sendo que a chave cervical não mais será empregada”, afirmou a PM em nota. A informação é do G1.

Em outro trecho, a organização disse que “busca permanentemente aperfeiçoar a prestação de serviço à sociedade e modernizar seus protocolos de atuação”.

A mudança no protocolo da PM ocorre dias após um vídeo circular nas redes sociais mostrando dois agentes aplicando o procedimento contra um homem negro.

Os policiais aparecem entrando em uma casa, aparentemente sem mandado judicial, em João Ramalho, no interior de São Paulo, e tiram o jovem à força.

Na ação, um dos PMs aplica um mata leão no rapaz, que chega a ficar sem ar. O rapaz teria sido perseguido pelos policiais até sua casa por estar com uma moto sem placa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum