Após sufocar homem negro, PM de SP proíbe uso de "mata leão" em abordagens

Vídeo que circulou nas redes sociais mostrou dois agentes aplicando a chamada "chave cervical" contra o jovem, que chegou a ficar sem ar

PM enforca rapaz em João Ramalho, no interior de São Paulo - Reprodução
Escrito en BRASIL el

A Polícia Militar de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (31) que está "modernizando" seus protocolos de atuação e vai proibir o procedimento de imobilização chamado "chave cervical", também conhecido como "mata leão”, nas abordagens policiais.

“Atualmente, a instituição realiza estudos para avaliar as técnicas de contenção durante as detenções de suspeitos, sendo que a chave cervical não mais será empregada”, afirmou a PM em nota. A informação é do G1.

Em outro trecho, a organização disse que “busca permanentemente aperfeiçoar a prestação de serviço à sociedade e modernizar seus protocolos de atuação”.

A mudança no protocolo da PM ocorre dias após um vídeo circular nas redes sociais mostrando dois agentes aplicando o procedimento contra um homem negro.

Os policiais aparecem entrando em uma casa, aparentemente sem mandado judicial, em João Ramalho, no interior de São Paulo, e tiram o jovem à força.

Na ação, um dos PMs aplica um mata leão no rapaz, que chega a ficar sem ar. O rapaz teria sido perseguido pelos policiais até sua casa por estar com uma moto sem placa.

Temas