Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eusébio morre de Covid

O cardeal também era ex-arcebispo de Florianópolis e, atualmente, morava em São José dos Campos

O cardeal dom Eusébio Oscar Scheid, de 88 anos, ex-arcebispo de Florianópolis (SC) e arcebispo emérito do Rio de Janeiro, morreu nesta quarta-feira (13), em São José dos Campos (SP), por complicações da Covid-19.

Em sua longa trajetória na Igreja, dom Eusébio atuou no Vaticano como Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina, em 2002, e também integrou o Pontifício Conselho de Comunicação Social, em 2003.  

Dom Eusébio também foi membro do Conselho Permanente, da Comissão Episcopal para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e presidente do Regional Leste 1, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (2003-2007).

O cardeal esteve presente no conclave que elegeu o Papa Bento XVI.

Agradecimentos

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, via nota, disse que o cardeal “entregou serenamente sua alma a Deus”. Já a Arquidiocese de Florianópolis agradeceu “a Deus pela vida de dom Eusébio e pelos seus 60 anos de ministério presbiteral”.

De acordo com a Diocese de São José dos Campos, por conta da pandemia da Covid-19, não haverá público no velório de dom Eusébio, como também não haverá missa aberta.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR