Atriz de Carrossel, do SBT, "dá aula" para Weintraub: "Meritocracia é conto de fadas"

Em vídeo, Fernanda Concon fala sobre a importância de adiar o Enem para não prejudicar alunos mais pobres

Reprodução
Escrito en BRASIL el

Um vídeo da atriz Fernanda Concon, de 17 anos, que interpretou uma personagem na novela "Carrossel", do SBT, viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (14). Nele, a adolescente traz dados e informações para explicar ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre a importância de adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em meio à pandemia do coronavírus.

Concon reforça que o Brasil ainda é um dos países mais desiguais do mundo, em especial com relação ao acesso à internet e educação de qualidade, fator que poderá prejudicar os alunos mais vulneráveis no Enem.

O ministro, no entanto, tem sido relutante com a possibilidade de cancelar ou adiar o exame, pregando argumentos que a atriz classifica como "meritocráticos".

"Eu acho que ele esqueceu ou nunca ouviu que nós somos o sétimo país mais desigual do mundo, segundo a ONU. Por aqui, cerca de 13,5 milhões de pessoas vivem em extrema pobreza. 30% da população brasileira não tem acesso a internet. Isso é mais de 60 milhões de pessoas.

"Em entrevista para a Jovem Pan no mês passado, Weintraub disse que o objetivo do Enem é selecionar as pessoas mais qualificadas e mais inteligentes. Qualificadas você diz dinheiro, né?", ironiza.

"O discurso da meritocracia no Brasil não nasceu ontem, ele é velho. Tem muita gente que ainda acredita nesse conto de fadas", continua.

Confira:

https://twitter.com/morphwxlls/status/1260775633564717056