Atuação de Rui Costa no combate à pandemia é aprovada por 69,1% dos baianos, diz pesquisa

Em contrapartida, ações do presidente Jair Bolsonaro no mesmo quesito foram reprovadas por 62,3% dos entrevistados

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), tem sua atuação no combate à pandemia do coronavírus amplamente aprovada pela população. Conforme aponta pesquisa realizada por A Tarde/Potencial Inteligência, 69,1% dos entrevistados apoiam as medidas adotadas por Costa, enquanto apenas 18,6% reprovam as ações e 12,3% não responderam.

O levantamento foi feito entre 11 e 18 de fevereiro, poucos dias antes do início do toque de recolher decretado pelo governo em 343 cidades baianas.

Em contrapartida, a atuação de Jair Bolsonaro no mesmo quesito foi reprovada por 62,3% dos pesquisados. Outros 25,4% aprovaram as ações do presidente e 12,3% não se quiseram opinar.

Na avaliação geral dos dois governantes, o cenário é semelhante. Rui Costa faz um ótimo governo para 17,8%, bom para 32,8% e regular para 28,6%. Apenas 5,1% acham ruim a gestão do petista e 7% disseram que é péssima.

A avaliação do governo Bolsonaro caminha no sentido contrário ao do governador: péssimo para 42% e ruim para 11,4%. Acham regular, 18%, enquanto 11,4% o classificam como bom e 7,1% ótimo.

Em todas as regiões

Rui Costa é bem avaliado em todas as regiões. Seu melhor desempenho é na Região Metropolitana de Salvador, na qual aparece com 66,7% de avaliação ótima/boa e apenas 1,7% de ruim. Nenhum dos entrevistados do local considerou o governo estadual como péssimo.

Bolsonaro, por sua vez, tem rejeição menor no interior. Em Salvador, 58,7% classificam seu governo como péssimo, enquanto no interior esse índice é de 38,1%. Na capital, a avaliação de ótimo/bom do presidente é de 9,3%. No interior, 21,8%.

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro, de 3,73 pontos percentuais. Foram realizadas 690 entrevistas por telefone em 37 municípios.

Com informações de A Tarde

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR