Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de junho de 2017, 10h10

Aumenta a exploração do trabalho infantil entre mais jovens

Em dia mundial de combate ao trabalho infantil, Brasil não tem o que comemorar. Pelos dados do IBGE, há 80 mil crianças de 5 a 9 anos trabalhando e números vêm piorando

 

Por Redação*                                                       Foto: Clarice Castro/GERJ

Segundo o IBGE, desde 2013 vêm aumentando os casos de trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos. Em 2015, com dados da última pesquisa disponível, quase 80 mil crianças dessa nessa idade estavam no mercado de trabalho. Cerca de 60% em áreas rurais das regiões Norte e Nordeste, principalmente em semáforos, lixões, feiras, no campo etc. Na faixa ampliada, entre 5 e 17 anos, os números vêm caindo, mas com a atual crise econômica há a expectativa de que volte a subir.

“É inaceitável que crianças de 5 a 9 anos estejam trabalhando. A expressiva maioria delas trabalha com as próprias famílias no cultivo de hortaliças, cultivo de milho, criação de aves e pecuária. São recortes que conhecidos e analisados obrigatoriamente devem subsidiar decisões políticas ou implementação de ações e programas que deem uma resposta a essa grave situação.”, disse Isa Oliveira, socióloga e secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fnpeti)”, em declaração publicada pela Agência Brasil.

O Brasil também está longe de cumprir a meta firmada junto à Organização Internacional do Trabalho. OIT, de eliminar todas as piores formas de trabalho infantil o ano passado. Entre elas, estão a escravidão, o tráfico de entorpecentes, o trabalho doméstico e o crime de exploração sexual, que, no caso dos dois últimos, vitimam principalmente meninas negras.

“A nossa proposta nesse 12 de junho é questionar o governo sobre o não cumprimento da meta e que essa avaliação do não cumprimento nos dê subsídios para uma tomada de decisão no sentido de reafirmar o compromisso pela prevenção e eliminação do trabalho infantil. O Brasil tem esse compromisso. A proibição do trabalho infantil está na legislação brasileira, em particular na Constituição Federal, disse declarou Isa Oliveira.

Com informações da Agência Brasil


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum