Fórumcast #20
25 de agosto de 2018, 11h41

Autor de “Fala com a Márcia” cria o “Samba de Ursal”. Ouça

Depois de inúmeros memes motivados pelas afirmações do Cabo Daciolo no debate da Band, sobre a União das Repúblicas Socialistas da América Latina, o sambista Luiz Fernando Cordeiro resolveu criar a música

Luiz Fernando Cordeiro, autor do “Samba de Ursal” – Foto: Reprodução/Facebook/Luiz Fernando Cordeiro

No debate entre os presidenciáveis, realizado no dia 9 de agosto, na Band, uma questão levantada pelo Cabo Daciolo a Ciro Gomes virou meme na internet: “O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que o senhor pode dizer aqui à nação brasileira sobre o plano Ursal, União das Repúblicas Socialistas da América Latina?”, perguntou.

“Meu estimado cabo, tive muito prazer de conhecê-lo hoje e pelo visto o amigo não me conhece. Eu não sei o que é isso, não fui fundador do Foro de São Paulo e acho que está respondido”, rebateu Ciro Gomes, em tom de ironia.

Daciolo insistiu e disse que Ciro “sabia sim”, relacionando a Ursal a uma “nova ordem mundial”, que eliminaria todas as fronteiras do continente, surgindo uma única nação, a “Pátria Grande”. “Quero deixar bem claro que no nosso governo o comunismo não vai ter vez”, disse o deputado federal.

A partir daí a internet recebeu uma avalanche de memes e postagens bem-humoradas, satirizando a teoria da conspiração. Não demorou para que a ideia se transformasse no “Samba de Ursal”. A composição é de autoria de Luiz Fernando Cordeiro, o mesmo que criou o “Fala com a Márcia”, a respeito da assessora recomendada por Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, a pastores para conceder benefícios e vantagens da prefeitura.

Veja também:  Carlos Bolsonaro divulga que Doria comprou jatinho de R$ 44 milhões com recursos do BNDES

Luiz Fernando Cordeiro já foi campeão de disputas de samba na Unidos de Padre Miguel (2009), na Vizinha Faladeira (2011 e 2016) e no Arranco do Engenho de Dentro (2016).

Acompanhe a letra e ouça o “Samba de Ursal” (Luiz Fernando Cordeiro)

Estava eu sentado em minha sala
Quebrando a cuca em busca de solução
Para os problemas que afligem a humanidade
E de repente olhei pra televisão
Um sujeito com jeitão destemperado
Revelou em profecia
O plano que está por vir
Percebo, tudo agora faz sentido
Eu não tinha percebido
A tal da conspiração…

Mas que legal, mas que legal
Não haverá fronteiras em URSAL!

No futebol não vai ter pra ninguém
Nossa cultura se expandirá também
Na música o tango e o samba
Terão molho caribenho
Mariachi será bamba
Na medicina, o padrão será cubano
O idioma, o latino-americano

Mas que legal, mas que legal
A Pátria Grande agora é URSAL!

Vai ter baiano esquiando em Bariloche
Na Amazônia o argentino vai morar
Rum e Cachaça misturados com tequila
Com vinho tinto nosso mundo vai girar
Parrilla, guacamole e acarajé
Catolicismo com vodu e candomblé

Veja também:  No PSDB, Frota parte para cima de Bolsonaro: "Onde está enterrado o Queiroz?"; veja vídeo

Mas que legal, mas que legal
Que bom seria se existisse a URSAL!


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum