Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de setembro de 2019, 07h07

Bolsonaro aumenta preço da gasolina e do diesel

O preço de venda da gasolina vai subir 3,5%, enquanto o preço do diesel terá alta de 4,2%. Os novos valores entram em vigor nesta quinta (19)

Gasolina brasileira. Foto: Adenilson Nunes

A Petrobras autorizou, na noite desta quarta-feira (18), o aumento do preço da gasolina em 3,5% e o do diesel em 4,2%. Para o consumidor final, sobre esses valores, serão acrescidos encargos tributários e trabalhistas e as margens de lucro dos postos de combustíveis. Os novos valores entram em vigor nesta quinta (19).

INSCREVA-SE para receber conteúdos exclusivos da entrevista do Rovai com o presidente Lula

A decisão foi anunciada primeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à TV Record, na terça-feira (17). Este é o terceiro reajuste no preço dos combustíveis, que sofreram alterações nos dias 5 e 13 do mês.

Na última segunda-feira (16), a Petrobras divulgou nota sobre o bombardeio de instalações petrolíferas na Arábia Saudita, responsável pela produção de 5% do petróleo mundial, o que gerou uma imediata elevação de 13% nas cotações internacionais.

A estatal informou, na ocasião, que continuaria monitorando os preços do petróleo e não faria um ajuste de forma imediata. O argumento utilizado foi que esperaria o mercado se acalmar para definir por reajustes, com o objetivo de evitar repasses das volatilidades ao consumidor brasileiro.

Em nota, a Petrobras explicou o motivo dos aumentos alegando estratégia para a “livre concorrência”. “A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum