Bolsonaro concede Medalha do Mérito Oswaldo Cruz a ministros, aliados e até a sua mulher

A homenagem a Michelle Bolsonaro, somada a outras duas recebidas em três meses, ocorre em um momento de crise no casamento da primeira-dama e o presidente

Por Leandro Massoni*

Em decreto publicado nesta quarta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), inspirado pelo “espírito olímpico”, resolveu condecorar autoridades governamentais com a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz na categoria ouro. Entre os condecorados, a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A ação de Bolsonaro tem o propósito de reconhecer a atuação destacada no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas pelos resultados benéficos à saúde física e mental dos brasileiros.

Entre os agraciados com a medalha estão os ministros Milton Ribeiro (Educação), Fabio Faria (Comunicações), Gilson Machado (Turismo) e Carlos Alberto França (Relações Exteriores), além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que também receberam a honraria.

Sua mulher, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, recebeu a terceira honraria pelo terceiro mês seguido.

Em maio, Michelle foi agraciada com a Medalha da Vitória, dada a pessoas que contribuíram para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial. E um mês depois, ganhou a Ordem do Mérito da Defesa, que homenageia os “relevantes serviços ao Ministério da Defesa ou às Forças Armadas do Brasil”.

Logo após receber mais essa medalha, a internet não perdeu tempo e os comentários se espalharam pelas redes sociais. Alguns internautas no Twitter fizeram um comparativo da primeira-dama com o desempenho da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio:

“E assim, Michele Bolsonaro ultrapassa o Brasil no quadro de medalhas, assumindo a 10ª colocação.”

Publicidade

O curioso é que as três homenagens consecutivas surgem em um momento delicado no casamento de Michele e Bolsonaro, que atravessa uma crise causada principalmente pelo relacionamento dela com os filhos do atual chefe de estado.

Segundo informado na semana passada na coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles, o casal está estremecido há alguns meses devido a relação conturbada de Michelle com os filhos homens de Bolsonaro.

Publicidade

Michele e Carlos Bolsonaro não se falam há dias e a relação com Jair Renan nunca foi das melhores. Inclusive, partiu da atual mulher de Bolsonaro o veto para que o filho fruto da relação do presidente com Ana Siqueira Valle não morasse no Palácio da Alvorada. O que pode ter contribuído para o distanciamento dela de Flávio e Eduardo Bolsonaro.

*Leandro Massoni é jornalista, locutor e redator publicitário

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR