Brasil tem primeiro caso de novo coronavírus confirmado em São Paulo

O paciente é um idoso de 61 anos, residente da capital paulista, que viajou para a Itália neste mês de fevereiro. Ele já está em isolamento domiciliar

O Brasil registrou na noite desta terça-feira (25) o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, o paciente é um idoso de 61 anos, residente do município de São Paulo, que viajou para a Itália neste mês de fevereiro. Ele já está em isolamento domiciliar.

O período em que o homem esteve na Itália a trabalho, do dia 9 a 21 de fevereiro, coincide com a explosão de casos no país europeu, quando mais de 220 pessoas foram infectadas. Até esta quarta, mais de 320 pessoas estão com o vírus no país e 11 já morreram.

O Hospital Israelita Albert Einstein já havia realizado testes da doença e divulgado um resultado positivo, mas o caso ainda precisava passar por contrapova no Instituto Adolf Lutz. De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado seria divulgado nesta quarta-feira (26). No entanto, conforme apurou o jornal Folha de S.Paulo, a contraprova já foi feita e o caso confirmado.

O Ministério da Saúde divulgará o laudo oficial da investigação às 11 horas desta quarta. O ministro, Luiz Henrique Mandetta, e o secretário da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, estarão juntos na entrevista coletiva, em Brasília, para falar sobre o caso e anunciar quais providências serão tomadas. 

Segundo o Albert Einstein, o paciente foi atendido na segunda (24), e a Vigilância Epidemiológica estadual foi notificada nesta terça (25). “O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”, afirma o hospital em nota.

A Anvisa afirmou em nota, na noite desta terça, que solicitou a companhia aérea a lista de passageiros do voo que trouxe o paciente ao Brasil, e que “aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença”.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.