Brasil tem primeiro caso de novo coronavírus confirmado em São Paulo

O paciente é um idoso de 61 anos, residente da capital paulista, que viajou para a Itália neste mês de fevereiro. Ele já está em isolamento domiciliar

O Brasil registrou na noite desta terça-feira (25) o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, o paciente é um idoso de 61 anos, residente do município de São Paulo, que viajou para a Itália neste mês de fevereiro. Ele já está em isolamento domiciliar.

O período em que o homem esteve na Itália a trabalho, do dia 9 a 21 de fevereiro, coincide com a explosão de casos no país europeu, quando mais de 220 pessoas foram infectadas. Até esta quarta, mais de 320 pessoas estão com o vírus no país e 11 já morreram.

O Hospital Israelita Albert Einstein já havia realizado testes da doença e divulgado um resultado positivo, mas o caso ainda precisava passar por contrapova no Instituto Adolf Lutz. De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado seria divulgado nesta quarta-feira (26). No entanto, conforme apurou o jornal Folha de S.Paulo, a contraprova já foi feita e o caso confirmado.

O Ministério da Saúde divulgará o laudo oficial da investigação às 11 horas desta quarta. O ministro, Luiz Henrique Mandetta, e o secretário da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, estarão juntos na entrevista coletiva, em Brasília, para falar sobre o caso e anunciar quais providências serão tomadas. 

Segundo o Albert Einstein, o paciente foi atendido na segunda (24), e a Vigilância Epidemiológica estadual foi notificada nesta terça (25). “O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”, afirma o hospital em nota.

A Anvisa afirmou em nota, na noite desta terça, que solicitou a companhia aérea a lista de passageiros do voo que trouxe o paciente ao Brasil, e que “aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença”.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR