Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de maio de 2018, 11h20

Câmara de Santos presta homenagem póstuma a Paul Singer por iniciativa de Telma de Souza

Professor e economista foi um dos principais nomes nas pesquisas e no desenvolvimento de políticas sobre Economia Solidária

A vereadora Telma de Souza é a responsável pelo projeto que visa homenagear o economista Paulo Singer, em Santos – Foto: Divulgação/Rede Telma

Por iniciativa da vereador e ex-prefeita Telma Souza (PT), autora do projeto, a Câmara Municipal de Santos, Litoral de São Paulo, prestará homenagem póstuma ao professor e economista Paulo Singer, que faleceu em 16 de abril deste ano, com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas. A sessão solene será nesta sexta-feira (4), a partir das 16 horas, no Plenário Dr. Oswaldo Carvalho de Rosis, à Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 01, Vila Nova, em Santos.

Paul Israel Singer é considerado o maior expoente nas pesquisas e no desenvolvimento de políticas sobre Economia Solidária, que consiste em uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano. Além disso, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em Santos, inspirou e norteou o desenvolvimento de políticas sociais implantadas sob o governo da Administração Democrática Popular, entre 1989 e 1996. Singer também participou da orientação do Curso de Formação de Gestores em Economia Solidária na Universidade Católica de Santos (UniSantos) e proferiu a palestra inaugural. O homenageado ainda discutiu propostas voltadas à Saúde Mental com a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Santos (ECOSOL), buscando fortalecer os projetos, oficinas e empreendimentos de trabalho e renda, protagonizados pelos usuários da saúde mental local.

Para Telma de Souza, a homenagem a Paul Singer demonstra o profundo reconhecimento de Santos às ideias propostas por ele, particularmente da Economia Solidária. Além disso, a vereadora destaca que o momento político e econômico atual do País reforçam a necessidade de absorção do conhecimento de Singer, especialmente por conta dos ataques sistemáticos às garantias trabalhistas, o que torna imperativa a resistência às modificações da relação entre o capital e o trabalho, baseando-se em princípios como a equidade, a garantia dos direitos conquistados e a solidariedade, em detrimento ao lucro e ao acúmulo indiscriminado.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum