Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
11 de junho de 2019, 16h20

Capes estuda novos congelamentos após cortes de 70% para novas bolsas em junho

Órgão que já havia anunciado congelamento para cursos com duas notas 3 seguidas estuda aumentar 'nota de corte' para nota 4 de um máximo de 7

Foto: Marciele Brum/PCdoB na Câmara

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) elaborou um “estudo de possibilidades” de realizar novos cortes nas bolsas destinadas a pesquisa de pós-graduação no país.

Segundo reportagem de Paula Ferreira para o jornal O Globo, a diretora de Programas e Bolsas da instituição, Zena Martins, apresentou uma estimativa de cortes para julho de até 30% nos cursos com duas notas 4 consecutivas. A decisão foi comunicada em uma reunião no dia 28 de maio, em Brasília, e foi confirmada à Fórum por uma fonte do órgão. As notas dos cursos de pós-graduação variam de 1 a 7, sendo nota 3 o critério mínimo para o credenciamento de um curso.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

No dia 4 de junho, a Capes já havia anunciado oficialmente que cursos que receberam nota 3 nas duas últimas avaliações ou queda em avaliações mais longas teriam congelamento na entrada de novos bolsistas a partir deste mês. Com exceção da região da Amazônia Legal, estes cursos tiveram redução de 70% para novas bolsas, conforme anunciou Zena Martins em entrevista coletiva.

Para o presidente da Capes, Anderson Rideiro Correia, o corte de 70% na concessão de novas bolsas representava um bloqueio “gradual, paulatino e pequeno”. “Preservando a qualidade, a eficiência, e sempre fazendo mais com menos recurso”, afirmou Correia.

Ao todo foram barradas novas bolsas a 2.724 projetos de pesquisa, o que representa quase 3% do total de bolsas à pós-graduação. Segundo aquele anúncio, nenhum bolsista corrente seria afetado.

Ao jornal O Globo, o órgão disse que a apresentação feita por sua diretora era apenas “um estudo de possibilidades, apresentado a representantes de instituições de ensino superior , diante da necessidade de contingenciamento “.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum