Fórumcast #20
12 de dezembro de 2018, 16h47

Catador de material reciclável e escritor visitam Lula nesta quinta-feira

Luiz Henrique da Silva, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e o premiado escritor Raduan Nassar visitarão o ex-presidente em Curitiba e participarão de cerimônia de Natal na vigília em frente a superintendência da PF

Foto: Ricardo Stuckert

Dois velhos amigos do ex-presidente Lula o visitarão nesta quinta-feira (13): o catador Luiz Henrique da Silva, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e o escritor e vencedor do Prêmio Camões, Raduan Nassar.

Luiz Henrique da Silva irá para Curitiba com uma caravana de catadores de todo o país, que celebrarão na Vigília Lula Livre o tradicional Natal dos Catadores, cerimônia da qual Lula sempre participou quando era presidente e também após deixar o poder. O ex-presidente foi o primeiro a a receber um grupo de catadores no Palácio do Planalto em toda a história da democracia brasileira.

“Em que momento da História um catador pôde usar a tribuna num palácio governamental? Em que momento da História um morador de rua pôde utilizar a palavra no Palácio presidencial em qualquer país do mundo? Por isso que o Brasil, aos poucos, vai sedimentando práticas e exemplos que podem ajudar na conquista da democracia no mundo. Porque também é preciso uma evolução da sociedade para compreender a função de cada um, para jogar no lixo o preconceito”, disse Lula em 2006, ao discursar em um desses encontros com catadores.

Veja também:  Sem impostos, igrejas dobram receita em oito anos, com faturamento de R$ 24,2 bi em 2013

Raduan Nassar, por sua vez, conhece Lula desde a época do sindicalismo e esteve com o ex-presidente em inúmeros momentos chave de sua carreira política. Autor dos famosos “Um copo de cólera” e “Lavoura Arcaica”, Raduan esteve ao lado de Lula no dia de sua condução coercitiva, em 2016, e participou da maioria dos atos contra a prisão do ex-presidente – incluindo o último ato em São Bernardo do Campo antes de Lula se entregar.

Ao final da visita, Luiz Henrique e Raduan concederão entrevista coletiva na porta da superintendência da Polícia Federal.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum