Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de abril de 2018, 15h21

CBF censura “versão de esquerda” da camiseta da Seleção Brasileira

Além de proibir a venda através de uma notificação extrajudicial, a CBF determinou ainda que as imagens da camiseta sejam apagadas das redes sociais; peça foi criada por uma designer de Uberlândia para aqueles que querem torcer para o Brasil na Copa sem ser confundido com um "coxinha"

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio de uma notificação extrajudicial, proibiu uma designer de Uberlândia (MG) de comercializar uma “versão de esquerda” da camiseta da Seleção Brasileira. A peça, inicialmente feita como uma brincadeira, ganhou as redes sociais nas últimas semanas e a designer Luísa Cardoso já planejava comercializá-la. Trata-se de uma camiseta vermelha, com o logo da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), e o símbolo comunista da foice e o martelo. Como a CBF detém os direitos do logo da CBD, entrou com a notificação para que a camiseta não fosse vendida.

Além da proibição da comercialização, a notificação determina ainda que as imagens da camiseta sejam retiradas das redes sociais.

A ideia, de acordo com a designer, era agradar aqueles que querem torcer para o Brasil na Copa do Mundo sem ser confundido com um “coxinha”, já que a camiseta oficial da CBF, a amarelinha, se tornou o traje oficial dos manifestantes de direita que saíra às ruas “contra a corrupção” e em prol do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Ao blog Na Vitrine, a designer disse que acatou o pedido da CBF, mas que já planeja uma nova versão da camiseta sem o logo em questão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum