Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de janeiro de 2020, 09h22

Centro de Documentação Dom Helder Camara em Recife é depredado

O CEDOHC é uma organização não governamental, criada para salvaguardar o acervo deixado por Dom Helder

Foto: Reprodução

Por Cedem/Unesp

O Centro de Documentação Dom Helder Camara (CEDOHC), que integra o Instituto Dom Helder Camara (IDHeC), com sede em Recife (PE), foi invadido e depredado na noite de 2 de janeiro, conforme nota publicada no blog da instituição.

Os invasores destruíram as instalações elétricas com o intuito de arrancar os fios de cobre, levaram computadores e deixaram um rastro de destruição. O Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp, lamenta o episódio e repudia a ação de vandalismo. O CEDEM considera a ação um atentado à memória do religioso.

Dom Helder Câmara

Dom Helder Câmara (1909-1999) nasceu em Fortaleza (CE). Arcebispo emérito de Olinda e Recife, tornou-se conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos. Em razão disso, recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Martin Luther King, nos Estados Unidos e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega.

O CEDOHC é uma organização não governamental, criada para salvaguardar o acervo deixado por Dom Helder em testamento para o IDHeC. O acervo é composto pela produção intelectual e espiritual do religioso.

O CEDOHC tem sob sua guarda os livros de sua autoria e suas respectivas traduções; as meditações (poesias e/ou pequenos textos de cunho espiritual); as transcrições; os manuscritos e alguns áudios dos programas de rádio “Um Olhar sobre a Cidade”; os discursos e o conjunto de manuscritos das circulares, que vão desde o início do Concílio Vaticano II, em 1962, até os anos 80.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum