VIOLÊNCIA

Jornalista da Globo esfaqueado foi vítima de tentativa de latrocínio, diz polícia

O quadro clínico de Gabriel Luiz, repórter e editor do DFTV, é grave, mas estável, segundo o boletim médico

Jornalista da Globo esfaqueado foi vítima de tentativa de latrocínio, diz polícia.
Escrito en BRASIL el

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), depois de prender os dois suspeitos de terem esfaqueado o jornalista Gabriel Luiz, da TV Globo, declarou que o profissional foi vítima de uma tentativa de latrocínio. 

Em entrevista coletiva concedida na noite desta sexta, o delegado da 3ª DP (Cruzeiro), Petter Fischer Ranquetat, declarou que José Felipe Leite Tunholi, 19 anos, e seu comparsa de 17, viram o jornalista Gabriel Luiz e enxergaram nele uma vítima em potencial e decidiram assaltar. 

De acordo com o relato do delegado, quando os dois jovens se aproximaram de Gabriel, o menor aplicou um golpe mata-leão enquanto José Felipe desferiu 10 golpes com uma faca. Após o ataque, os dois fugiram com o celular e com a carteira, que tinha R$ 250. Eles pegaram o dinheiro e descartaram o restante na rua. 

"Eles não conheciam o Gabriel. Só depois viram quem era a vítima e a repercussão do caso. O maior fez planos de fugir para Paracatu (MG), mas conseguimos evitar e detê-lo", disse Petter. 

O delegado Douglas Fernandes, outro delegado que também atuou no caso, disse que os dois jovens não possuem antecedentes criminais. O menor mora no Sudoeste e, o maior, no Cruzeiro. 

“Eles falaram que usaram muita droga e decidiram cometer um assalto. O menor, inclusive, foi esfaqueado pelo maior acidentalmente enquanto segurava o Gabriel. Ele foi para o hospital e depois a mãe de um amigo dele decidiu registrar ocorrência policial, porque ele mentiu dizendo que havia sido vítima de um assalto. Nós desconfiamos, porque seria raro dois crimes muito parecidos na mesma região terem ocorrido praticamente no mesmo horário. Percebemos que ele estava mentindo”, explicou.

O delegado Petter Ranquetat descara outras linhas de investigação. "Eram dois suspeitos. O fato trata-se de uma tentativa de latrocínio. Isto restou notório também para nós e é importante a gente colocar aqui. Houve a subtração de carteira, em que havia valores em reais [...] descartando-se, com isso, as outras linhas que também apareceram ao longo do dia", afirmou o delegado Ranquetat.


Entenda o caso 


O repórter e editor do DFTV, Gabriel Luiz, da TV Globo em Brasília, foi esfaqueado no final da noite desta quinta-feira (14) em frente ao prédio onde mora, na capital federal. As primeiras informações são de que dois homens chegaram ao local, próximo a uma unidade do supermercado Pão de Açúcar, na CCSW4 – Setor Sudoeste, e o golpearam no pescoço, no abdômen e na perna.

Como o lugar onde ocorreu o atentado é próximo a um quartel do Corpo de Bombeiros, o socorro chegou rápido e a profunda hemorragia pôde ser minimamente contida pelos militares, que então levaram Gabriel para o Hospital de Base de Brasília, onde ele passou por uma cirurgia que durou horas e ainda se estendia até o fim desta madrugada, em decorrência da grande perda de sangue e da extensão dos ferimentos. O estado dele é considerado muito grave.


 

Temas