Fórumcast, o podcast da Fórum
30 de agosto de 2019, 21h40

Clubes fazem campanha contra a homofobia nos estádios do Brasil

Ação foi feita nesta sexta-feira (30) e mobilizou os times da série A do Campeonato Brasileiro

Com objetivo de conscientizar seus torcedores, os principais clubes do futebol brasileiro se mobilizaram nas redes sociais em uma campanha contra a homofobia nos estádios de futebol. Utilizando a hashtag #diganãoàhomofobia, a ação ficou entre os principais assuntos no começo da noite desta sexta-feira (30) no Twitter.

Desde a Copa da Confederações, realizada no Brasil, em 2013, que gritos e cânticos ofensivos contra homossexuais se espalharam pelos estádios. Alguns clubes como Bahia e Fortaleza já tinham feito campanhas isoladas neste sentido, mas essa foi a primeira vez que os times se uniram em uma ação conjunta.

Na última rodada do Campeonato Brasileiro o árbitro Anderson Daranco paralisou a partida entre Vasco e São Paulo por conta dos gritos ofensivos que vinham das arquibancadas do estádio de São Januário. O jogo só foi retomado após jogadores do time carioca e técnico Vanderlei Luxemburgo pedirem aos torcedores para pararem com os cânticos.

A CBF e a Fifa preveem punições como perda de mando de campo e retirada de ponto em campeonatos oficias para clubes que tiverem torcedores que tenham atitudes homofóbicas dentro dos estádios.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum