Com avanço da pandemia, Banco Central anuncia queda de 6,4% na projeção do PIB em 2020

Em documento anterior, órgão havia previsto estabilidade na economia com PIB zero em 2020

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (25) uma nova projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, com queda de 6,4%. A principal justificativa para a revisão do número é o agravamento da crise econômica causado pela pandemia do coronavírus.

Anteriormente, o órgão havia previsto estabilidade econômica no país, com PIB zero em 2020. A expectativa do órgão, no entanto, é que ocorra recuperação gradual nos dois últimos trimestres do ano.

“Essa retração foi a maior desde 2015 e interrompeu a tendência de crescimento gradual. Indicadores recentes sugerem que a contração da atividade econômica no segundo trimestre será ainda maior”, avaliou o documento, em referência à queda vista no primeiro trimestre do ano.

O relatório destaca ainda a forte retração nos gastos com cartão de crédito pelas famílias, “reflexo da súbita alteração nos padrões de consumo a partir da segunda quinzena de março”.

Para o Fundo Monetário Internacional (FMI), a projeção do PIB do Brasil é de -9,1% em junho. O documento também leva em conta evolução da pandemia do coronavírus no país.