Com discurso de "novo Fürher", estudantes do Recife fazem saudação nazista

As saudações com referências nazistas foram feitas durante a "campanha" de um dos alunos para ser o orador da turma; estudantes envolvidos foram suspensos

Reprodução
Escrito en BRASIL el

Enquanto grupos integralistas e neonazistas vêm "saindo do armário" no Brasil e encampando ações que envolvem até mesmo ataques, a sedução de jovens por este tipo de ideologia totalitária se torna cada vez mais evidente. Nesta quarta-feira (4), um grupo de 11 estudantes que têm entre 16 e 17 anos fez saudações nazistas em uma escola particular do Recife (PE).

Fotos que circulam nas redes sociais mostram o grupo fazendo o tradicional gesto do "Heil, Hitler", com o braço direito estendido. A saudação ocorreu durante a "campanha" de um dos alunos, o que aparece de blusa preta nas imagens, para ser o orador da turma.

Foi o próprio grupo de alunos que divulgou a foto nas redes sociais. Além da saudação, o texto é repleto de referências nazistas. "Ele promete ser o novo Fürher da série nessa caminhada para a construção de um novo e inovador Reich", diz a publicação, que ainda traz hashtags com o nome do aluno e a palavra "ariano". A postagem, horas depois, foi apagada.

Os alunos são do colégio particular Santa Maria, um dos mais tradicionais da capital pernambucana.

Em nota, o colégio informou que não compactua comportamentos que vão contra "os valores cristãos, éticos, cidadãos, de preservação à vida, respeito a todas as raças, povos e crenças" e pediu desculpas àqueles que se sentiram ofendidos com a atitude dos alunos.

Informou ainda que já foram tomadas "todas as medidas pedagógicas e educativas cabíveis".

Temas