O que o brasileiro pensa?
25 de fevereiro de 2020, 18h21

Com homenagem a Paulo Freire, Águia de Ouro é campeã do Carnaval de SP

Desfile abordou a importância do conhecimento e trouxe em um dos carros a frase do educador "não se pode falar de educação sem amor”

Reprodução

A Águia de Ouro é a grande campeã do Carnaval 2020 de São Paulo, sendo este o primeiro título de escola no Grupo Especial do Carnaval paulista. A apuração aconteceu na tarde desta terça-feira (25). O enredo da escola contou a história da evolução do conhecimento humano e homenageou o educador Paulo Freire.

O desfile da Águia de Ouro mostrou também o lado bom e ruim do conhecimento humano, com destaques para a invenção da roda e tragédias envolvendo o uso de bombas nucleares, como foi o caso do ataque em Hiroshima. O nome do enredo foi “O Poder do Saber – Se saber é poder… quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

O quarto setor do desfile exaltou a educação, com um carro em formato de escola que prestava homenagem a Paulo Freire através da frase do educador “não se pode falar de educação sem amor”.

Apesar de seu reconhecimento internacional, o educador é constantemente atacado pelo clã Bolsonaro. Em um dos ataques mais recentes, durante transmissão ao vivo nas redes sociais em janeiro, o presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Educação, Abraham Weintraub, comentaram sobre os resultados do Brasil no último ranking do Pisa, que avalia a qualidade da educação em diferentes países do mundo, e culparam o ex-presidente Lula pela colocação brasileira.

O presidente aproveitou para criticar o educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, citando-o como “patrono de Lula”. Em outra ocasião, o educador foi chamado de “energúmeno” pelo presidente.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum