Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
06 de janeiro de 2020, 14h36

Condenados pela justiça os Youtubers que invadiram centro de triagem de detentos com fantasias do seriado ‘La Casa de Papel’

Caso se deu em abril de 2018, em Recife. Grupo alegou que era uma pegadinha que seria filmada para ser postada em redes sociais

Na época, em 2018, o grupo alegou que seria uma pegadinha gravada e postada em redes sociais. Cada um foi condenado a dois anos de reclusão e seis meses de detenção, além de multa no valor aproximado de R$ 320.

Os seis meses de detenção foram substituídos por seis meses de prestação de serviços à comunidade. Os dois anos de reclusão e dez dias de multa também foram substituídos por prestação pecuniária no valor da fiança, de R$ 5 mil, paga após uma audiência de custódia na época.

O magistrado afirmou que os youtubers “atentaram contra a segurança da unidade prisional que se sabe superlotada e com reduzido quadro de agentes penitenciários. Por sorte, não aconteceu um mal maior, como rebelião ou fugas. Por mais sorte ainda, os acusados não foram alvejados por tiros”.

Ainda na sentença, o juiz proferiu que “restou comprovado que os acusados desacataram os agentes, pois, mesmo detidos, passaram a adotar a postura de brincadeira e de risadas durante o procedimento. […] Certo é que a liberdade de expressão e o humor não são ilimitados. Aquele que ofender terceiros e causar danos poderá responder penal e civilmente por abusos que vier a cometer”.

O quarto integrante detido tinha 17 anos de idade na época. Não houve resposta acerca de sua sentença.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum