Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de abril de 2019, 22h49

Conge, palavra criada por Moro, é “dicionarizada” e texto da Fórum é base do verbete

Erro do ministro da Justiça, trocando “cônjuge” por "conge”, virou piada em site que cria significados inusitados para vários verbetes

Foto: Divulgação/Ministério da Justiça

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, criou uma nova palavra, nesta terça-feira (2), durante audiência pública da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Em pronunciamento, o ex-juiz cometeu erro crasso, chamando “cônjuge” de “conge” por duas vezes.

O erro virou piada. O site Dicionário Informal (DI), que se dedica a satirizar esse tipo de equívoco, criando significados inusitados para vários verbetes, não deixou passar e acabou “dicionarizada” a palavra “conge”.

A base do verbete foi matéria publicada na Fórum: Variação na fala de ‘cônjuge’. Pessoa com quem se mantém relacionamento matrimonial. “Moro chama cônjuge de ‘conge‘ por duas vezes e erro crasso viraliza” – (Revista Fórum, 02 de abril de 2019).

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum