Conselho suspende cirurgiã que publicou vídeo com pele e gordura de pacientes no TikTok

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ainda apontou que Caren Trisoglio publicava vídeos com resultados "milagrosos" manipulados por programas de edição

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) decidiu suspender temporariamente a cirurgiã plástica Caren Trisoglio Garcia após ela fazer publicações na rede social TikTok com resquícios de pele e gordura de pacientes que passaram por operação.

Em nota enviada ao portal G1, o Cremesp informou que a suspensão vai durar enquanto forem realizadas as investigações sobre o caso e alertou que esse procedimento ocorrerá sob sigilo. O CRM da profissional – divulgado em todos os vídeos – já aparece como inativo no site da entidade.

São vários os conteúdos publicados por Caren mostrando os “bastidores”. Nos mais polêmicos, ela sacode pele humana e gordura retirados de pacientes. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que determinou a “interdição cautelar” da profissional, ainda condenou a divulgação de resultados “milagrosos” que seriam manipulados por programas de edição.

“Isto posto, a SBCP repudia toda e qualquer publicidade na área de saúde, que possa induzir equivocadamente a população, sobretudo expondo os pacientes a severos riscos pela falsa indução de imagens de resultados ‘milagrosos’ (muitos dos quais manipulados por programas digitais). Agravam-se as publicidades que se afastem da urbanidade, moralidade e decoro que devem ter todos os profissionais da saúde, pela lida com o mais nobre bem: VIDAS”, diz nota divulgada pela entidade.

“É lamentável que em momento tão dramático pelo qual atravessa o mundo e o Brasil, onde milhares de vidas são tristemente ceifadas diariamente pela Covid-19 e muitos profissionais da saúde direcionem esforços sobre-humanos nesta batalha para minimizar a dor e o sofrimento, lutando pela VIDA, alguns profissionais se distanciem de sua arte, para o qual se formaram, e sigam indiferentes a esta comiseração publicando e ostentando imagens tão distantes da humanização e ética que o momento pede”, afirmam ainda.

Veja:

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e latino-americanista convicto, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum América Latina