quinta-feira, 24 set 2020
Publicidade

Coronavírus: Saiba o que é pandemia e o que isso significa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o mundo vive uma pandemia de Coronavírus nesta quarta-feira (11), pois há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas morreram.

Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região maior ou país – se espalhou para dois ou mais continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

“A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

“A declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional – é uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação. (…) “Não é hora para os países seguirem apenas para a mitigação”, completou o diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan.

A gravidade da doença não é algo levado em consideração na definição da OMS de uma pandemia, ou seja, apenas a disseminação. Contudo, a organização também analisa o ônus geral da doença para a população antes de declarar uma pandemia.

A última vez que a OMS declarou uma pandemia foi em 2009, para o H1N1. A doença infectou cerca de 1 bilhão de pessoas nos primeiros seis meses e matou centenas de milhares no primeiro ano de detecção.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.