Covid-19: Bahia anuncia toque de recolher; Santa Catarina está entrando em colapso

Rui Costa, governador da Bahia, sinalizou que medida pode ser estendida. Secretário de Saúde de SC, André Motta Ribeiro, diz que "situação da pandemia deteriorou no Estado todo"

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta quinta-feira (25) toque de recolher em todo o estado a partir desta sexta-feira (26) quando todas as atividades não essenciais passarão a ser fechadas entre às 20h e às 5h, até a segunda-feira (1º).

“Ficam suspensas todas as atividades não essenciais entre a noite de sexta-feira e a manhã de segunda-feira”, anunciou Costa, afirmando que mesmo com as medidas de contenção, as taxas de contaminação pelo Coronavírus continuam subindo no estado. “Daqui até domingo, isso poderá ser alterado para a semana, dependendo dos números que conseguirmos”, ressaltou.

Nesta quinta, Salvador tem 84% de taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos. No geral, o percentual de ocupação geral dos leitos (UTI, clínicos, adultos e pediátricos) é de 83%.

Em Santa Catarina, a pandemia traça um cenário dramático. Pelo Whatsapp, o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, pediu aos prefeitos que adotem medidas emergenciais para reduzir a circulação de pessoas no estado.

Na mensagem, confirmada por ele, Ribeiro afirma que “estamos entrando em colapso”. É a primeira vez que o estado admite uma situação desse tipo.

“Preciso informar a todos que a situação da pandemia deteriorou no Estado todo e , a exemplo do que acontece nas regiões mais a oeste, estamos entrando em colapso”, afirmou.

No texto, o secretário diz ainda que o governo estadual está se mobilizando “para fazer todo o possível para diminuir sofrimentos impostos às pessoas , mas a força e gravidade deste momento estão suplantando o resultado das nossas ações”.

Em Chapecó, Lúcia Viera acompanhou o marido, Altair Gonçalves Pereira, de 41 anos, na caçamba de uma caminhonete até o hospital na última segunda-feira. Com diagnóstico de Covid-19, ele estava com dificuldades de respirar e foi levado com um cilindro de oxigênio comprado pela própria família.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.