Pastor da Universal se reúne com prefeito Edinho de Araraquara e aceita lockdown

O chefe do Executivo disse que o pastor Elielson Santos, da IURD, “defende a análise dos dados de contaminação para a retomada das atividades na igreja”

O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), anunciou em suas redes sociais que o pastor Elielson Santos, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), após reunião com o chefe do Executivo, aceitou o lockdown, como medida para minimizar os efeitos do avanço da pandemia do coronavírus.

“Líder de uma das principais igrejas evangélicas do Brasil e do mundo, Elielson se manifestou a favor do diálogo com a Prefeitura e com as autoridades de saúde nas medidas de defesa da vida. Ele defende a análise dos dados de contaminação para a retomada das atividades na igreja”, postou Edinho.

“Assim que nossa curva de contaminação da Covid-19 cair, a Universal está disposta a retomar gradualmente suas atividades religiosas, desde que seguidas todas as regras sanitárias de prevenção”, prosseguiu.

“A Universal tem feito atendimentos individuais, dando suporte espiritual para os fiéis durante a pandemia, e também tem sido feito um intenso trabalho social atendendo as famílias em vulnerabilidade”, acrescentou o prefeito.

Para finalizar, Edinho saudou a decisão. “Agradeço muito ao pastor Elielson e ao vereador Pastor Hugo pela compreensão e pela capacidade de diálogo neste momento tão difícil da nossa história”.

Pressão

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sob pressão das igrejas, foi às redes sociais nesta segunda-feira (1) para informar que havia decidido transformar atividades religiosas como “atividades essenciais”, o que permitiria o funcionamento de igrejas durante a pandemia do coronavírus, mesmo com o avanço no número de casos e mortes.

Nova cepa

Em lockdown “total” desde a segunda metade de fevereiro, Araraquara vem sofrendo os efeitos devastadores da cepa brasileira do coronavírus. O município tem dados que apontam que 70% dos pacientes foram infectados com a variante inicialmente encontrada em Manaus.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.