Fórumcast #19
14 de agosto de 2019, 15h53

Criança de 7 anos faz oração emocionante no enterro de seu irmão, morto em operação no RJ

O jovem era jogador do América e foi baleado nas costas em uma operação policial quando ia para um treino de futebol, em Niterói (RJ)

Dyogo Xavier, morto por violência policial em Niterói. (Foto: Arquivo pessoal)

Sentada nos ombros de um adulto, Sofia, de apenas 7 anos, fez uma oração emocionante nesta terça-feira (13) durante o enterro de seu irmão mais velho, Dyogo Costa Xavier de Brito. O adolescente de 16 anos, que sonhava ser jogador de futebol, foi morto com um tiro nas costas durante operação policial na Favela da Grota, em Niterói. O sepultamento foi realizado no Cemitério São Francisco Xavier, em Charitas.

“Deus, que cada pessoa que esteja aqui sempre viva bem, que não perca ninguém assim desse jeito. Sempre quando alguém estiver assim bem triste, pega as suas mãozinhas e lava o coração dele. Deus, abençoe quem está aqui. E que todos sejam do bem e não sejam do mal, para que não façam coisa errada”, disse Sofia, chorando.

Quatro famílias passaram pelo mesmo sofrimento que a de Sofia na última semana. Em 5 dias, 6 jovens foram mortos pela violência na Região Metropolitana do Rio. Da manhã da última sexta-feira (9) até a tarde de segunda-feira (12), também foram mortos a tiros Gabriel Pereira Alves, de 18 anos, Lucas Monteiro dos Santos Costa, de 21, Tiago Freitas, de 21, e Henrico de Jesus Viegas de Menezes Júnior, 19 anos. Dyogo e Henrico foram mortos durante ações da Polícia Militar. Gabriel foi atingido por uma bala perdida a caminho da escola, na Tijuca. Já Lucas e Tiago foram executados por um grupo que invadiu uma festa em Água Santa.

Veja também:  Brasil vive "ditadura sutil", aponta artigo do New York Times

“5 dias, 6 jovens mortos. Não podemos naturalizar a morte da nossa juventude. Precisamos de uma Segurança Pública baseada na inteligência e não na guerra insana que aumenta ainda mais a violência, vitimando inocentes, jovens, pobres, negros e favelados. Toda apoio às famílias”, escreveu nesta quarta-feira (14) o ex-candidato à prefeitura do Rio e hoje deputado federal, Marcelo Freixo (PSOL).


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum