Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de fevereiro de 2019, 13h53

Datafolha: Milícias são mais temidas do que traficantes em morros e bairros de classe alta no Rio

Levantamento encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra que milicianos são mais temidos do que facções criminosas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (18) revela que os milicianos são mais temidos do que os traficantes de facções criminosas nos morros e entre a população de classe alta no Rio de Janeiro.

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 23 e 25 de janeiro, 29% dos entrevistados nas comunidades têm mais medo das milícias do que de traficantes e policiais – 25% têm mais medo do tráfico, 18% da polícia e 21% de todos na mesma proporção.

Na zona sul, onde se concentram os bairros mais ricos da cidade, esse índice é ainda maior: 38% temem mais as milícias contra 20% dos traficantes, 24% de todos, e 12% da polícia.

Ainda segundo a pesquisa, 29% se viram no meio de fogo cruzado entre policiais e criminosos nos últimos 12 meses. No total, foram ouvidas 843 pessoas. A pesquisa foi encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum