O que o brasileiro pensa?
14 de julho de 2020, 06h41

Defensoria do Rio quer estender prisão domiciliar de Queiroz a todos os presos nas mesmas condições

Relator do caso do ex-assessor no STJ negou pedido de domiciliar a idosa diabética, hipertensa e portadora de HIV

Queiroz em prisão domiciliar no apartamento (Reprodução/CNN Brasil)

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro vai apoiar o habeas corpus coletivo apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última sexta-feira (10), que busca beneficiar todos os presos que estejam em prisão preventiva e apresentam maior risco ao contrair coronavírus por suas condições de saúde.

A ação cita decisão do presidente do STJ, ministro João Otávio Noronha, que concedeu o benefício para Fabrício Queiroz com essa justificativa.

Além da Defensoria Pública, a ação é assinada por 14 advogados do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu) e deve ser analisada pelo próprio Noronha, responsável pelo plantão de férias do STJ. O ministro seguiu recomendação do Conselho Nacional de Justiça, para evitar encarceramento de presos com saúde debilitada durante a pandemia. No entanto, ele já tinha negado a medida para outros dois detentos.

O próprio relator do caso no STJ, ministro Felix Fischer, rejeitou em junho a transferência para a prisão domiciliar de uma idosa hipertensa, diabética e portadora de HIV que foi condenada por tráfico. A informação é da Folha de S.Paulo.

O relator utilizou o argumento da juíza de primeira instância de que a mulher estava recebendo os cuidados adequados na prisão. Além disso, de acordo com ele, era impossível saber se a idosa seguiria os protocolos de higiene em sua casa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum