Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de setembro de 2019, 08h47

Delegado aponta que a cada dois dias uma pessoa desaparece por ação de milícias no Rio

Em apenas um ano, investigações das DHs e do Ministério Público estadual encontraram seis cemitérios ilegais

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O delegado Antônio Ricardo Nunes, diretor do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil do Rio de Janeiro, acredita que as milícias desaparecem com uma pessoa a cada dois dias nos 18 municípios da Região Metropolitana cobertos pelas delegacias de homicídios.

Esse número representa de 5% a 10% do total de desaparecimentos nessas cidades, de acordo com reportagem e O Globo.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Em apenas um ano, investigações das DHs e do Ministério Público estadual (MP-RJ) encontraram seis cemitérios ilegais, sendo dois em Itaboraí, dois em Queimados, um em Belford Roxo e outro em Itaguaí. Foram encontrados 45 corpos ou ossadas.

Recentemente, essas regiões eram conhecidas por serem calmas, quase rurais. No entanto, com a chegada do tráfico de drogas, tudo mudou.

“Disco voador”

O domínio do grupo paramilitar ligado a Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica, que está preso, implantou o terror. De tão cruel, a milícia local ficou conhecida como “disco voador”, por desaparecer com suas vítimas.

O promotor Rômulo Santos Silva, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), acredita que, somente em Itaboraí, deve haver 50 corpos a serem resgatados. Se somados aos desaparecidos da milícia em Queimados e Itaguaí, o número sobe para cerca de 200.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum