Deputado do PT pede afastamento de PMs que agrediram e ofenderam jovens negros em Caieiras

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, Emidio de Souza, diz que houve “abuso de autoridade e desvio de conduta”; um dos rapazes desmaiou depois de levar um soco de um dos policiais

Foto: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O deputado estadual Emidio de Souza (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado e São Paulo (Alesp), enviou ofício à Corregedoria da Polícia Militar (PM) solicitando apuração e o afastamento dos policiais envolvidos em ataques e ofensas racistas contra jovens em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo.

Publicações em redes sociais e reportagens na imprensa divulgaram vídeos da ação, mostrando um policial, identificado como Cabo Oliveira, fazendo ofensas racistas e cometendo agressões físicas contra três rapazes, após serem abordados quando andavam de moto.

No vídeo é possível ver que um dos jovens desmaia ao levar um soco de um dos policiais.

“Fica evidente que os fatos narrados são de extrema gravidade, constituindo abuso de autoridade e desvio de conduta dos policiais”, afirma Emidio, no documento enviado à Corregedoria.

“É lamentável. O papel da polícia é combater o crime e proteger a sociedade. É inadmissível que membros da corporação adotem essa conduta. Esse tipo de comportamento representa uma grave violação aos direitos da pessoa humana”, destaca.

Posicionamento

No ofício, o parlamentar pede o afastamento dos policiais envolvidos e também cobra um posicionamento das autoridades. “Envio o presente para cobrar que as medidas cabíveis sejam tomadas exemplarmente e com brevidade, inclusive o afastamento dos envolvidos até a devida apuração dos fatos, além de esperar um posicionamento das autoridades responsáveis sobre a conduta e modus operandi de integrantes da corporação”, acrescenta Emidio.