#Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de setembro de 2019, 14h20

Deputados dos EUA lançam resolução para dificultar alianças entre Trump e Bolsonaro

O texto foi apresentado nesta quarta-feira (25) e propõe suspender todo o apoio militar e policial americano ao governo brasileiro

Foto: Reprodução

Após discurso de Jair Bolsonaro na abertura da 74ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, um grupo de congressistas em Washington, nos Estados Unidos, apresentou uma resolução na Câmara dos Representantes para dificultar acordos entre o presidente brasileiro e Donald Trump. O texto foi apresentado nesta quarta-feira (25) para suspender todo o apoio militar e policial americano ao governo brasileiro.

O medo dos congressistas é que, pelo teor do discurso de Bolsonaro na Assembleia, o país tenha um piora em seu cenário de violência e impunidade, em especial contra ativistas e pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o texto, o bloqueio só seria repensado se “o Departamento de Estado se certifique formalmente que medidas efetivas estejam sendo tomadas para evitar mortes injustificadas promovidas por agentes de segurança brasileiros, para investigar e judicializar mortes de ativistas e para cumprir com normas internacionais de direitos humanos”.

Os congressistas também pedem que o governo dos EUA se oponha a financiamentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento a “projetos que possam contribuir com o desmatamento ou incêndios em florestas tropicais da região amazônica”.

A carta foi apresentada por 16 representantes da Câmara americana e, se aprovada, deve ser levada em consideração pelo governo, apesar de não terem força de lei.

Com informações da BBC Brasil.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum