Em decisão conjunta, desfiles de escolas de samba de SP e RJ são adiados para abril

Reunião entre Ricardo Nunes (MDB) e Eduardo Paes (PSD) concluiu que explosão de casos de Covid-19 não possibilitará calendário convencional. Data exata não foi definida

Desfile de escola de samba na Sapucaí, no Rio (Riotur/Reprodução)
Escrito en BRASIL el

Os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro estão adiados para o mês de abril e ainda sem uma data precisa. Essa foi a decisão tomada nesta sexta-feira (21) pelos prefeitos Ricardo Nunes (MDB) e Eduardo Paes (PSD), respectivamente paulistano e carioca, após uma reunião virtual para tratar sobre o tema.

Na visão dos dois políticos, a recente explosão de casos de contaminação pela variante Ômicron e o aumento das internações e procura por atendimento médico são motivos suficientes para a suspensão da data convencional dos eventos, no carnaval, que este ano vai de 25 de fevereiro a 1° de março.

O encontro pela internet contou ainda com a presença dos presidentes das ligas de escolas de samba das duas capitais e das lideranças das agremiações. O carnaval de rua já havia sido suspenso nas duas maiores cidades do país e em outras centenas de munícipios Brasil afora, decisão tomada por prefeituras após o crescimento vertiginoso de casos da Covid-19.

No Rio, um comitê científico ligado à administração municipal já vinha discutindo desde o dia 12 a mudança no calendário por conta da nova onda de contágio pelo coronavírus Sars-COV-2. O grupo desaconselhou o prefeito Eduardo Paes a manter as datas oficiais, durante o carnaval, já que havia uma previsão inequívoca de que esses casos seguiriam aumentando.

Na última quarta-feira (19), a prefeitura de São Paulo chegou a anunciar o protocolo sanitário que seria utilizado no evento, tanto para espectadores como para quem vai desfilar, o que deve ser mantido, mas para a data a ser definida em abril.