Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
16 de julho de 2019, 19h08

Eclipse parcial da lua é visto pelo mundo, inclusive no Brasil. Entenda o fenômeno

Este é o último eclipse lunar de 2019

O Brasil está entre os países do mundo que podem ver o eclipse lunar nesta terça-feira (16), entre 17h e 20h. O fenômeno acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham nessa ordem e, assim, o planeta faz uma “sombra” na imagem do satélite natural.

“Isto acontece porque os componentes da luz branca do Sol atingem a Terra e também passam pela atmosfera produzindo as cores vermelha e laranja que se espalham pelo ar cobrindo o céu com as cores do alvorecer e do crepúsculo”, explicou o professor Paulo Bretones, doutor em Educação em Astronomia e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), disse ao Estadão. “A refração transforma essas cores em sombra e por isso a Lua fica avermelhada.”

Os eclipses lunares e solares são fenômenos astronômicos que acontecem todos os anos e mais de uma vez. Segundo a agência espacial americana (Nasa), o próximo eclipse total da Lua será visível das Américas em 26 de maio de 2021. O último eclipse de 2019 será um anular do sol no dia 26 de dezembro.

Confira imagens compartilhadas por internautas que mostram a beleza do eclipse lunar:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags