Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
16 de julho de 2018, 10h44

Economia brasileira recua 3,34% em maio, indica prévia do PIB do Banco Central

A principal causa foi a greve dos caminhoneiros, que teve duração de 11 dias e provocou desabastecimento em todo o país

(Foto: Marcelo Pinto/APlateia)

Considerado uma prévia do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) indica que a economia brasileira recuou 3,34% em maio, na comparação com abril. O indicador, divulgado nesta segunda-feira (16) pelo BC, foi calculado depois do ajuste sazonal, uma compensação para comparar períodos diferentes. Quando a comparação é feita com maio de 2017, a queda do IBC-Br em maio de 2018 fica em 1,54%, segundo reportagem de Laís Lis, do G1.

A greve dos caminhoneiros contribuiu para o resultado negativo. A paralisação, que durou 11 dias, causou desabastecimento em todo o país e afetou fortemente a economia brasileira. A produção industrial recuou 10,9% em maio na comparação com abril. O setor de serviços, por sua vez, teve retração de 3,8% em maio na comparação com abril, também segundo o IBGE. Foi o resultado negativo mais intenso da série histórica, iniciada em janeiro de 2011.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum