Eduardo Bolsonaro comemora alta da letalidade policial

Comemoração do deputado contrasta com a secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que informou que pretende baixar o índice de mortes causadas em operações policiais

Arthur do Val e Eduardo Bolsonaro - Foto: Reprodução/Facebook
Escrito en BRASIL el

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), em sintonia com o discurso de seu pai, Jair Bolsonaro, usou sua conta do Twitter nesta sexta-feira (6) para comemorar uma alta no número de mortes causadas pela Polícia Militar de São Paulo.

O parlamentar compartilhou uma publicação do deputado Cabo Junio Amaral (PSL-MG) em que agradecia a Folha de S. Paulo, que noticiou os dados sobre letalidade policial, pela "publicidade". O filho do presidente comemorou com emojis de aplausos.

Os dados comemorados por Eduardo Bolsonaro dão conta de que a PM de São Paulo mais matou do que feriu em 2019 nas ações em que reagiu a uma suposta agressão, dentro do chamado "excludente de ilicitude", defendido pela família Bolsonaro e pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Foram, ao todo, 845 mortes causadas pela polícia, incluindo as causadas por policiais de folga. Os feridos pela PM somam 484. Trata-se de um significativo aumento da diferença entre as mortes e as lesões causadas pela polícia com relação a 2018, quando os números foram de 816 para mortes e 605 para feridos.

A comemoração de Eduardo Bolsonaro contrasta com a orientação da secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que informou que trabalha para reduzir esse índice de letalidade, e não aumentá-lo - como parece desejar o filho do presidente.