Em crítica à ‘guerra das vacinas’, Lula posta foto de quando foi vacinado por Serra

"Outro Brasil é possível", escreveu o ex-presidente na postagem em que resgata uma foto de 2008, quando foi vacinado por seu oponente político, José Serra (PSDB), para incentivar a vacinação contra a gripe

O ex-presidente Lula foi às redes sociais, neste sábado (24), para mandar um recado, de maneira indireta, ao presidente Jair Bolsonaro e ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que atualmente encampam uma “guerra” pela vacina contra a Covid-19.

O petista postou uma foto que o mostra sendo vacinado por José Serra (PSDB). O registro é de 2008. À época, Lula era presidente e o tucano governador de São Paulo. Apesar de oponentes políticos, ambos resolveram se unir para incentivar a vacinação contra a gripe. “Outro Brasil é possível”, escreveu Lula como legenda da publicação.

A postagem vem na esteira da decisão de Bolsonaro de desautorizar o acordo feito pelo Ministério da Saúde com o governo de São Paulo para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina chinesa contra a Covid-19 que vem sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan.

Além de cancelar a compra, Bolsonaro ainda disse que não vai comprar a vacina chinesa mesmo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize sua distribuição e comprove sua segurança e eficácia.

Na quinta-feira (22), Lula já havia comentado o assunto e criticado Bolsonaro por encampar uma guerra política com João Doria usando a vacina como base. “Se a sociedade, os partidos e os parlamentares, precisavam de um motivo para discutir o impeachment, Bolsonaro acaba de cometer um crime contra a nação ao dizer que não vai comprar a vacina e desrespeitar um instituto da seriedade do Butantan e toda a comunidade científica”, escreveu em suas redes sociais.

“Se Bolsonaro não acredita na eficácia da vacina, ele que não tome. Mas o papel de um presidente da República é possibilitar que o povo tenha a vacina a sua disposição. Se faltava crime de responsabilidade, essa foi a maior irresponsabilidade de um presidente que já vi”, completou o ex-presidente.

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.