Em surto, PM jogou bicicletas e produtos de ambulantes no mar: “bastante transtornado”, diz comandante do Bope

Wesley Góes estava lotado no Batalhão da PM de Itacaré, sul da Bahia, e viajou até Salvador onde efetuou dezenas de disparos. Ao final, ele abriu contagem e começou a atirar na equipe de negociação, que neutralizou a ação atirando de volta. Veja vídeo

Nas quatro horas e meia – entre 14h e 18h30 – em que protestou fardado e armado com fuzil e pistola no Farol da Barra, em Salvador, o soldado Wesley Soares Góes efetuou dezenas de disparos no ar e sinalizou diversas vezes que estava em um surto psicológico, gritando palavras de ordem e jogando bicicletas e produtos de ambulantes no mar.

Notícias relacionadas

Vídeo divulgado pelo jornalista Ivan Dias Marques, subeditor do Correio da Bahia, Góes aparece descontrolado, jogando um cesto com materiais vendidos por um ambulante e até mesmo uma bicicleta no mar.

Em vídeo, o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), major Clédson Conceição, afirmou que o soldado estava “bastante transtornado”.

“Essa negociação alternava picos de lucidez, por parte do policial, e picos de loucura. O policial não falava coisas com sentido, estava bastante transtornado. E chegou a um determinado momento, em um período longo de negociação, e o policial efetuou diversos disparos contra a unidade de intervenção e aí tivemos que reagir e o policial foi atingido”, afirmou o major ainda na noite deste domingo (28).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), às 18h35, o soldado afirmou que “havia chegado o momento, fez uma contagem regressiva e iniciou disparos contra as equipes do Bope”.

Wesley Góes estava lotado na 72º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Itacaré, no sul da Bahia, e viajou com o próprio carro até Salvador para fazer o protesto, em uma ação premeditada.

Ele teria começado a efetuar os disparos na Avenida Centenário, próximo ao 5º Centro de Saúde Clementino Fraga. No Farol da Barra, ele desceu do carro, pintou o rosto com as cores verde e amarela e efetuou disparo com fuzil.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.