Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de janeiro de 2020, 15h18

Equipe de hospital público do Maranhão realiza sonho de paciente de ver o mar

Marcos Antônio, de 29 anos, nunca havia ido à praia

Paciente vai à praia pela primeira vez (Foto: Marcio Sampaio)

Funcionários do hospital estadual Dr. Carlos Macieira (HCM), localizado em São Luís, no Maranhão, realizaram o sonho do paciente Marcos Antônio Santana, de 29 anos, de conhecer o mar. Passeio foi feito na quinta-feira (9), com direito a água de coco, sorvete e pôr do sol.

“Eu estou muito feliz! É uma oportunidade única essa que estou tendo. Agora sim posso dizer que realizei o meu sonho”, disse o paciente, logo após ser retirado da ambulância.

Marcos Antônio nunca havia ido à praia e aproveitou a troca de plantão do hospital para perguntar a uma das enfermeiras se poderiam realizar seu sonho de conhecer o mar.

“Eu já tinha vindo a São Luís outras duas vezes, mas não tive a oportunidade de conhecer o mar. Acho que quando eu estiver diante dele a sensação é de que meu coração vai pular pela boca porque a expectativa é grande”, disse o paciente, momentos antes de realizar seu sonho.

O jovem deu entrada no HCM no dia 3 de janeiro, com quadro de sepse e neoplasia de intestino já em estado avançado. Por conta de seu estado de saúde, o passeio à praia foi uma situação delicada. Para realizar o sonho de Marcos Antônio, foi montada uma força-tarefa com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicóloga. Além disso, foi preciso uma autorização do hospital e a presença de um familiar.

De acordo com o diretor clínico do HCM, Luís Fernando Amorim Ramos Filho, a saída com o paciente foi possível graças à política adotada pela unidade de promover um tratamento humanizado aos pacientes.

“Talvez seja uma oportunidade única esta que estamos possibilitando. Ele é um paciente que precisa ser monitorado constantemente, principalmente quanto à dor. Foi tão bom que até permitimos outros desejos, como tomar água de coco e sorvete”, comentou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum