Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
17 de fevereiro de 2020, 20h24

Escola em Americana obriga aluno a usar camiseta com inscrição “empréstimo”

Presidenta da Apeoesp repudia decisão: "Trata-se de aluno em situação de vulnerabilidade. Condições como essa são cada vez mais frequentes"

Reprodução

A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e deputada estadual, Professora Bebel, se manifestou nesta segunda (17) sobre a decisão de uma escola estadual de Americana, em São Paulo, que obrigou um aluno sem uniforme a usar uma camiseta da instituição com a palavra “empréstimo” escrita nas costas.

Priscila de Lourdes Mobilom, mãe do estudante matriculado na escola E. E. Germano Benencase Maestro, conta que não tinha dinheiro para comprar a camiseta e avisou a direção do colégio que aguardaria o depósito do Bolsa Família para poder adquirir o uniforme.

Professora Bebel diz que a medida é discriminatória e reforça o estigma que é vivido pelas famílias mais pobres do país. “Trata-se de aluno em situação de vulnerabilidade. Condições como essa são cada vez mais frequentes num país com quase 12 milhões de desempregados e cerca de 1 milhão de pessoas na fila do Bolsa Família, fruto da tragédia que é o governo Bolsonaro e de seu aliado paulista, João Doria”.

Pais e responsáveis por outros estudantes denunciaram que é comum essa prática da direção da instituição e que isso estimula bullying no colégio. Segundo pesquisa realizada pelo Apeoesp em parceria com o Instituto Locomotiva, divulgada em dezembro de 2019, os estudantes citam o bullying como principal motivo de violência na escola. Os tipos de violência que mais cresceram foram bullying (62% dos estudantes e 70% dos professores relataram casos em suas escolas) e discriminação (35% dos estudantes e 54% souberam de casos em suas escolas).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum